Chegamos ao Fórum onde fica seu escritório, muito depois de começar seu trabalho que deu início às 6:30 da manhã, quando verificou a distribuição das urnas nos locais de votação e dar algumas orientações aos mesários. Suas vistas aos locais de votações seriam intensas durante todo o dia.
Nas primeiras horas da tarde, deram inícios as visitas aos locais de votação, que segundo ele é apenas um procedimento para se aproximar mais dos eleitores e não para verificar se havia acontecido algum problema. Nas visitas sempre bem humorado cumprimentava os mesários de cada seção e os ficais de chapas.
15:45 Estava no maior Colégio Eleitoral do município, Complexo Educacional, local onde votaria no final da tarde.
16:00 Seguiu sozinho em seu carro, para visitar o colégio Francisco Gonçalves Magalhães, e quando deixava a escola para outra visita percebeu que seu carro havia acabado de apresentar problema, voltou para o fórum, trocou de carro e voltou às visitas, em um carro guiado agora por um motorista. Antes de retornar a série de visitas pelas seções eleitorais da sede, atendeu advogados de uma chapa os quais informavam-lhe sobre um caso de agressão que teria ocorrido em uma seção de Coroatá. Estes repórteres, que antes acompanhavam o juiz de moto, agora estavam no mesmo carro que ele.
16:26 Nas próximas horas esteve nas escolas do bairro Areal (Novo Areal e Areal I).
16:33 Sua última parada foi no Complexo Educacional onde votou, faltando menos de meia hora, para finalização da votação, que encerrou às 17:00 em ponto, quando todas urnas automaticamente desligaram-se.
O juiz acompanhou o transporte do material deste colégio, até o Fórum onde iniciou o processo de contagem dos votos no Salão do Júri.
17:35 Início da chegadas de disquetes contendo totalização de cada seção e algumas urnas que deram problemas. O juiz colaborou na verificação da chegada do material e supervisionando o envio da totalização local para o Tribunal Regional Eleitoral e Tribunal Superior Eleitoral.
Outros momentos da eleição
O transporte das urnas que foram feitas no inicio e no final da votação pelo pessoal dos correios.
Algumas urnas apresentaram problemas na emissão de resultados. Elas foram levadas ao Fórum onde novos boletins foram gerados.
O sistema de envio dos resultados do município aos Tribunais Regional Federal e Superior Eleitoral criado no Brasil, funcionou como o esperado e conseguiu enviar os resultados em tempo recorde. O sistema emite os dados da votação, mediante introdução dos disquetes das urnas na CPU de um computador convencional, no qual faz a computação dos dados e emite por uma linha disponibilizada no serviço de telefonia direto aos tribunais. O processo de inserção dos disquetes era feito por um técnico disponibilizado pela Justiça Eleitoral.
2 comentários:
Tudo na vida essa matéria
foi tudo na vida essa matéria
Postar um comentário