Eleições 2006 : O diário de um Juiz Eleitoral

Posted: 29 outubro 2006 | Postado por Cleo Freitas PPG |

É intrigante a falta de conhecimento que algumas pessoas têm sobre a vida profissional de um Juiz de nossa comarca, por isso acompanhamos o dia do Juiz da 008ª zona Dr. Alexandre Lopes de Abreu durante o dia da realização do segundo turno das eleições, 29 de outubro. Dr. Alexandre trabalha em Coroatá desde 2002, comandando esta zona. Com um temperamento calmo, ele diz que “há hora pra ser tranqüilo e hora pra ser enérgico”, com poucas palavras resolve problemas que aos olhos de alguns parecem complicados.
Chegamos ao Fórum onde fica seu escritório, muito depois de começar seu trabalho que deu início às 6:30 da manhã, quando verificou a distribuição das urnas nos locais de votação e dar algumas orientações aos mesários. Suas vistas aos locais de votações seriam intensas durante todo o dia.
Às 11:00 horas da manhã, antes de sua parada para o banho, concedeu entrevistas a jornalista Jose do Sistema Mirante de Comunicação, depois seguiu para sua residência antes de retornar ao intenso trabalho.

Nas primeiras horas da tarde, deram inícios as visitas aos locais de votação, que segundo ele é apenas um procedimento para se aproximar mais dos eleitores e não para verificar se havia acontecido algum problema. Nas visitas sempre bem humorado cumprimentava os mesários de cada seção e os ficais de chapas.

15:45 Estava no maior Colégio Eleitoral do município, Complexo Educacional, local onde votaria no final da tarde.

16:00 Seguiu sozinho em seu carro, para visitar o colégio Francisco Gonçalves Magalhães, e quando deixava a escola para outra visita percebeu que seu carro havia acabado de apresentar problema, voltou para o fórum, trocou de carro e voltou às visitas, em um carro guiado agora por um motorista. Antes de retornar a série de visitas pelas seções eleitorais da sede, atendeu advogados de uma chapa os quais informavam-lhe sobre um caso de agressão que teria ocorrido em uma seção de Coroatá. Estes repórteres, que antes acompanhavam o juiz de moto, agora estavam no mesmo carro que ele.



16:26 Nas próximas horas esteve nas escolas do bairro Areal (Novo Areal e Areal I).



16:33 Sua última parada foi no Complexo Educacional onde votou, faltando menos de meia hora, para finalização da votação, que encerrou às 17:00 em ponto, quando todas urnas automaticamente desligaram-se.
O juiz acompanhou o transporte do material deste colégio, até o Fórum onde iniciou o processo de contagem dos votos no Salão do Júri.



17:35 Início da chegadas de disquetes contendo totalização de cada seção e algumas urnas que deram problemas. O juiz colaborou na verificação da chegada do material e supervisionando o envio da totalização local para o Tribunal Regional Eleitoral e Tribunal Superior Eleitoral.



Outros momentos da eleição


O transporte das urnas que foram feitas no inicio e no final da votação pelo pessoal dos correios.









Algumas urnas apresentaram problemas na emissão de resultados. Elas foram levadas ao Fórum onde novos boletins foram gerados.


O sistema de envio dos resultados do município aos Tribunais Regional Federal e Superior Eleitoral criado no Brasil, funcionou como o esperado e conseguiu enviar os resultados em tempo recorde. O sistema emite os dados da votação, mediante introdução dos disquetes das urnas na CPU de um computador convencional, no qual faz a computação dos dados e emite por uma linha disponibilizada no serviço de telefonia direto aos tribunais. O processo de inserção dos disquetes era feito por um técnico disponibilizado pela Justiça Eleitoral.



2 comentários:

  1. Anônimo disse...
  2. Tudo na vida essa matéria

  3. Anônimo disse...
  4. foi tudo na vida essa matéria